xmlns:og='http://ogp.me/ns#' ARANHA É CHAMADO DE 'MACACO' POR TORCIDA DO GRÊMIO ~ Panorama News

sexta-feira, 29 de agosto de 2014


SEXTA-FEIRA, 29 DE AGOSTO


O jogo entre Santos e Grêmio terminou 2 a 0 para o time alvinegro, mas a cena mais lamentável veio das arquibancadas. O goleiro Aranha, do time paulista, foi alvo de críticas racistas por parte da torcida atrás do gol onde estava no no segundo tempo.

Em uma imagem flagrada pela câmera da ESPN Brasil, é possível ver uma torcedora da equipe tricolor chamando Aranha de "macaco". Além disso, outros torcedores - inclusive, um negro - imitaram sons de macaco em direção ao atleta.

O gesto revoltou o goleiro do Santos, que, visivelmente chateado, falou sobre o caso após o apito final.

"O fato de ter uma campanha contra o racismo no telão da outra vez não é à toa. A torcida xingar e pegar no pé é normal. Mas daí começaram a falar ‘preto fedido', ‘cambada de preto', fiquei nervoso, mas fiquei me segurando. Fizeram rápido e pouco um coro de macaco, para não dar tempo de pegar. Pedi para o câmera virar e mostrar, mas ele não fez isso. Fico p.. com essas coisas acontecerem aqui. Mas isso dói, dói. Não é possível. Vem falar que eu estava insultando a torcida, virei e falei que eu era preto sim, negão", afirmou o goleiro.

"Como tomar providência? No meio de tanta gente, fica difícil assim. Graças a muito esforço, tem leis, mas no futebol a gente sabe que o torcedor usa de várias maneiras para desestabilizar o torcedor. Sou mais experiente agora", falou Aranha. A assessoria de imprensa do Santos informou que divulgará uma nota no nome de Aranha sobre o caso.

Questionado sobre o assunto na entrevista coletiva após a partida, o técnico do Santos, Oswaldo de Oliveira, pediu que a punição seja mais pesada para as pessoas que cometem atos racistas. "Essa questão do racismo, a gente podia fazer o seguinte: parar de falar e as autoridades punirem. Tem que ser tratado com mais rigor tanto a violência como a manifestação racista", disse o treinador.

"Como já falei, a recorrência é um fator que na verdade é abominável. O Arouca sofreu uma situação dessas no Paulista e não tenho notícia de ter acontecido algo. Ao mesmo tempo que fala e não tem punição, isso acaba estimulando esse tipo de atitude", completou.

Pelo lado do Grêmio, o conselheiro Marcos Chitolina, falou que o clube vai tentar identificar os responsáveis pelos atos racistas. "Nós temos que identificar isso, a Arena tem condições tecnológicas disso, buscar imagens tecnológicas, o grêmio não pode se colocar como clube racista. A Arena tem todas as condições de identificar esse torcedor, e vamos buscar identificar e vamos nos defender dentro das formas da lei", afirmou.

Foto: Imagens/ESPN



0 comentários:

Postar um comentário

Follow me on Twitter!