xmlns:og='http://ogp.me/ns#' ÁLCOOL ETÍLICO É ENCONTRADO EM LEITE DE COOPERATIVA DA SERRA GAÚCHA ~ Panorama News

terça-feira, 5 de agosto de 2014


TERÇA-FEIRA, 05 DE AGOSTO

A Cooperativa Santa Clara, de Carlos Barbosa, da Região da Serra do Rio Grande do Sul, também é investigada pela promotoria de Defesa do Consumidor do Ministério Público. A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira (5) pelo promotor Alcindo Luz Bastos Silva Filho. Segundo ele, os lotes de leite tipo pasteurizado (de saquinho), com validade até junho, tiveram álcool detectado na sua formação.

Um pedido encaminhado pela Superintendência Federal do estado na sexta-feira (1) já havia solicitado ao MP investigações sobre lotes de leite UHT e requeijão light da cooperativa Piá. Desde julho a empresa está orientada a recolher lotes dos dois produtos.

"Foi detectado também na Santa Clara. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou o recall da Piá porque ainda tem lotes no mercado, ao passo que o da Santa Clara não. O pausterizado tinha validade de junho, então não tem mais o que retirar, já foi consumido. A situação é exatamente igual: álcool etílico", afirmou o promotor ao G1.

De acordo com nota oficial divulgada pela Santa Clara, os leites recebidos estão todos em condições de consumo e com processamento adequado. Conforme a cooperativa, o lote avaliado era de um posto de resfriamento de Veranópolis, da mesma região da empresa, e foram testados pela empresa, que não constatou nenhuma irregularidade.

Segundo Alcino, os fornecedores das duas cooperativas são diferentes. "Houve a falha no controle de qualidade, que é preocupante. Com certeza foi em um momento anterior da escala de produção. Em que momento é o que vamos averiguar. As empresas não tinham postos de resfriamento, nem transportadoras, nem as rotas iguais", completou.

O promotor não soube dizer a data do lote adulterado, mas audiências com as duas empresas estão marcadas para esta sexta-feira (8) em Porto Alegre.

Confira a íntegra da nota da Cooperativa Santa Clara:


"Informa a Cooperativa Santa Clara Ltda. que só recebe leite em condições de consumo e processamento adequado. Toda a matéria-prima é analisada antes de entrar na indústria e nos postos de captação.

No caso em específico, posto de resfriamento de Leite de Veranópolis/RS, onde foi recebido o leite em questão, foram realizados todos os testes, inclusive o teste para presença de álcool etílico, e nada se constatou de irregular. Ao entrar na indústria, os mesmos testes foram novamente realizados, atestando que o leite estava dentro dos padrões legais.

Formalmente, a Cooperativa Santa Clara, está questionando através de Processo Administrativo, o Ministério da Agricultura, para prestar esclarecimentos, pois os testes realizados pelo laboratório oficial levaram 15 dias para serem finalizados, sabendo-se que o leite in natura, passa a sofrer alterações em sua composição em curto espaço de tempo, podendo comprometer os resultados.

Pontue-se que a Cooperativa Santa Clara tem o maior interesse em prestar todos os esclarecimentos necessários".



0 comentários:

Postar um comentário

Follow me on Twitter!