xmlns:og='http://ogp.me/ns#' RUAS SINIMBU E PINHEIRO MACHADO, EM CAXIAS, SERÃO FECHADAS PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVOS CORREDORES ~ Panorama News

quinta-feira, 15 de maio de 2014


QUINTA-FEIRA, 15 DE MAIO



As ruas Sinimbu e Pinheiro Machado, duas das principais da área central de Caxias do Sul, precisarão ser fechadas para a implantação de corredores duplos de ônibus. A alteração está prevista no Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), anunciado no final do ano passado.

A licitação para as obras está tramitando na Central de Licitações do Município. Caso o andamento seja o esperado, as primeiras máquinas devem começar a se movimentar em 90 dias. A conclusão está prevista para cinco meses depois.

De acordo com o Secretário de Trânsito, Manoel Marrachinho, as interrupções ocorrerão em trechos. Além disso, a Sinimbu será fechada antes da Pinheiro Machado. Com os corredores duplos, a conversão à direita nas duas vias será proibida. Dessa forma, os motoristas precisarão contornar o quarteirão para poder acessar uma via transversal. Por isso, já durante as obras dos corredores, cinco vias transversais devem perder o estacionamento em pelo menos um dos lados.

A mudança, segundo o secretário, é para reforçar a capacidade de tráfego dessas ruas e terá caráter definitivo quando implantada, embora ainda possa ser discutida.

"As obras são complexas e implicam em um trabalho de engenharia muito grande, mas a mudança da cultura das pessoas é mais difícil de se conseguir", projeta Marrachinho, ao prever que os caxienses precisarão se adaptar ao novo modelo.

O corredores somente entrarão em funcionamento com as estações de transbordo Floresta e Imigrante concluídas. Inicialmente a estação Floresta atenderá oito linhas alimentadoras, que atendem 580 mil passageiros por mês. Os passageiros embarcarão em coletivos expressos e semiexpressos que seguirão pelos novos corredores até a estação Imigrante e vice-versa. A estação Imigrante receberá 12 linhas alimentadoras.

O trânsito na saída das estações vai ser disciplinado por semáforos acionados pelos motoristas dos coletivos. Na estação Floresta, o equipamento começa a ser testado nos próximos 60 dias.

A projeção de Marrachinho é que com o início da troncalização leste-oeste, a velocidade média dos ônibus aumente de 8 km/h para 12 km/h. Quando novos corredores norte-sul forem implantados, no futuro, a velocidade deve aumentar para 17 km/h a 22 km/h.


FOTO: ANDRÉ FIEDLER / GAÚCHA SERRA


Categories: ,

0 comentários:

Postar um comentário

Follow me on Twitter!