As obras de conserto da galeria pluvial na esquina da Avenida São Leopoldo com a Rua Sarmento Leite, estão previstas para terminar na tarde desta quinta-feira, mas os problemas enfrentados por moradores e motoristas na região podem não ter terminado. Um novo desmoronamento da galeria e a consequente abertura de um novo buraco não estão descartados pela prefeitura.
Segundo o secretário de obras, Adiló Didomenico, a atual galeria não comporta mais o volume de água da chuva que escoa por ela. O problema ocorre porque a junção da tubulação no entroncamento tem saída de 5,7 metros quadrados. Já a entrada da caixa que permite a continuação do escoamento, é cerca de três vezes menor.
Uma tubulação maior foi aplicada no trecho, que deve ser concluído na tarde desta quinta-feira, mas construções realizadas sobre o traçado da galeria tornam impossível a ampliação. Com o acúmulo de água no trecho de estreitamento sempre que chove, o risco de um novo desmoronamento no cruzamento é iminente.
— O conserto foi feito dentro daquilo que se podia fazer de melhor, esperamos que aguente o tempo necessário para uma solução definitiva. Ali, infelizmente, não se respeitou o espaço das águas — explica Adiló.
Para a possível construção de uma nova galeria, a intenção seria usar recursos do Ministério das Cidades, prevista para o segundo semestre. A obra, no entanto, ainda depende de estudos.
Uma galeria também é reconstruída na Rua Antônio Broilo, no bairro Cruzeiro. Com as obras, previstas para 45 dias, o trânsito fica totalmente bloqueado na via. Quem seguir no sentido centro-bairro, deve acessar a Rua Arturos e depois o Travessão Solferino. No sentido contrário, o motorista deve acessar o Travessão Solferino até a Rua Luiz Michelon. A prefeitura espera que a reconstrução e nivelamento da galeria solucione os alagamentos na Antônio Broilo.
Foto: Daniel Rodrigues
0 comentários:
Postar um comentário