xmlns:og='http://ogp.me/ns#' VEREADOR QUER PROIBIR ACÚMULO DE FUNÇÃO NO TRANSPORTE COLETIVO DE CAXIAS DO SUL ~ Panorama News

terça-feira, 3 de dezembro de 2013


O vereador Henrique Silva (PCdoB) apresentou projeto na Câmara de Caxias do Sul que prevê o fim do acúmulo de função nos ônibus do transporte coletivo, com motoristas desempenhando também o papel de cobrador. A ausência do cobrador é possível hoje nos veículos do modelo midibus, que circulam desde 2010 e são cerca de 20% menores que os ônibus convencionais. 

Henrique argumenta que há um descontentamento de cobradores e motoristas desde a implantação do modelo. Segundo ele, houve desligamentos de cobradores após a mudança. E motoristas estariam sobrecarregados devido à responsabilidade de dirigir e cobrar a passagem.

O gerente de Planejamento e Controle da Visate, Sergio Beneton, afirma que os midibus só foram implantados nas linhas onde há, no máximo, 11% dos passageiros que pagam a passagem com dinheiro, em vez da bilhetagem eletrônica. ele garante que não houve desligamentos de cobradores.

A implantação do midibus está amparada na lei que instituiu as diretrizes da Política Municipal de Gestão do Transporte Coletivo, aprovada em 2009. Na mesma ocasião, foi aprovada a prorrogação do contrato com a Visate por mais 10 anos.

No entanto, Henrique argumenta que essa norma é contrária à Lei 5.294, de dezembro de 1999, sancionada pelo então prefeito Pepe Vargas (PT). O texto proíbe a instalação de catraca eletrônica no transporte coletivo urbano que elimine postos de trabalho de cobrador.

Foto: Roni Rigon / Agencia RBS



Categories: ,

0 comentários:

Postar um comentário

Follow me on Twitter!