xmlns:og='http://ogp.me/ns#' MORRE AUGUSTO SARTORI O MÉDICO MAIS ANTIGO DE CAXIAS ~ Panorama News

quinta-feira, 30 de julho de 2015


QUINTA-FEIRA, 30 DE JULHO



Morreu nesta quinta-feira (30), aos 100 anos de idade, Augusto Sartori, o médico mais antigo de Caxias do Sul. Segundo familiares, ele estava internado no hospital devido a uma pneumonia. Sartori será velado no Memorial São José. O sepultamento não estava definido até as 17h desta quinta-feira.

O médico completou um século de vida no dia 4 de junho. Registrado Augusto Caetano Sartori, era natural de Porto Alegre.

Seu Augusto formou-se clínico geral em 1941, pela Universidade Federal do Paraná. Após um período atuando em Bento Gonçalves e no município de Videira (SC), chegou a Caxias em 1942. Em plena Segunda Guerra Mundial, o médico desembarcou na cidade para prestar o serviço militar no antigo 9º Batalhão de Caçadores — inicialmente na 2ª Companhia, como soldado raso, e posteriormente no Pelotão Sanitário, como padioleiro, devido à sua formação. O período previsto seria de seis meses, mas após o Brasil romper com os países do Eixo, em 1942, Sartori viu-se obrigado a permanecer na caserna até o fim do conflito, em 1945. Em meados dos anos 1940, tirou o brevê no Aeroclube de Caxias do Sul.

Em 2 de maio de 1945, casou com Heleda Farina (a Leda) em Bento Gonçalves, já falecida. Da união nasceu a única filha do casal, Regina Bellini, em 1946. Sartori deixou três netos (Cristina, Flavia e Alexandre) e cinco bisnetos.

O médico integrava a "Turma do Kaducos". São mais de 30 amigos que, mensalmente, se reúnem para um almoço ou jantar. Durante a entrevista para o jornalista Rodrigo Lopes, em junho, Sartori profetizou:

— Se chegar nos 100, vou zerar a minha vida.

Recentemente, ele também concedeu uma entrevista para o Banco de Memória do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, recordando um século de vida.

Em seu perfil no Facebok, a neta Flavia Bellini homenageou o avô:

— Obrigada vô, foste o melhor amigo, o melhor confidente, o melhor educador, melhor médico, o melhor no violão, e sempre a melhor companhia!


Foto: Rodrigo Lopes, RBS


Categories: , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Follow me on Twitter!