xmlns:og='http://ogp.me/ns#' PESQUISA DATAFOLHA: TARSO TEM 32%, ANA AMÉLIA APARECE COM 28% E SARTORI SOBE PARA 23% ~ Panorama News

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

SEXTA-FEIRA, 03 DE OUTUBRO


Conforme pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, Tarso Genro (PT) passou Ana Amélia Lemos (PP) na disputa ao governo do Estado, mas os dois candidatos ainda se mantêm em empate técnico. O petista tem 32% (um ponto percentual a mais do que o levantamento realizado na semana passada), enquanto a senadora caiu três pontos em relação à última pesquisa e aparece com 28%

Já  José Ivo Sartori (PMDB) cresceu nas intenções de voto. O ex-prefeito de Caxias do Sul subiu seis pontos percentuais, passando de 17% para 23%. Levando em consideração a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, o candidato está em empate técnico com Ana Amélia.

Vieira da Cunha (PDT) se manteve com 2%, e Roberto Robaina (PSOL) segue estável com 1%. Estivalete (PRTB) e Humberto Carvalho (PCB) não alcançaram 1%. Brancos e nulos representam 3%, e 11% não souberam ou não responderam.

Considerando apenas os votos válidos da pesquisa, o Rio Grande do Sul terá segundo turno nas eleições deste ano. Na amostra, que exclui brancos, nulos e eleitores que se declararam indecisos, Tarso tem 38% das intenções de voto — mesmo resultado do levantamento anterior —, contra 32% de Ana Amélia — que tinha 38%. Sartori aparece na terceira colocação com 26%. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Senadora aparece à frente de Tarso no 2º turno

O Datafolha simulou um segundo turno entre Ana Amélia e Tarso. Neste cenário, a senadora venceria a eleição com 44% das intenções, contra 41% do governador. A senadora se manteve estável em relação ao levantamento da semana passada. Já o governador subiu na pesquisa: tinha 40% na anterior.

Em um eventual segundo turno entre Tarso e Sartori, o candidato do PMDB ganharia a eleição com 45% das inteções de voto, contra 40% do petista. É a primeira vez que o instituto simula o cenário entre os dois candidatos. Em um terceiro cenário, entre Ana Amélia e Sartori, o peemedebista também venceria a eleição: ele aparece com 41%, e a senadora tem 38%.

O levantamento foi realizado nos dias 1º e 2 de outubro. Foram feitas 1.358 entrevistas em 54 municípios, e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pelo Grupo RBS e pelo jornal Folha de S. Paulo. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números RS-00023/2014 e BR-00933/2014.



Categories: ,

0 comentários:

Postar um comentário

Follow me on Twitter!