xmlns:og='http://ogp.me/ns#' MATEADA E MISSA MARCAM O DIA NACIONAL DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS EM CAXIAS ~ Panorama News

segunda-feira, 29 de setembro de 2014



SEGUNDA-FEIRA, 29 DE SETEMBRO



O Comitê Municipal de Doação de Órgãos e Tecidos, composto pelas Secretarias da Saúde, do Esporte e Lazer e da Educação, IPAM, Hospital Pompéia, Hospital Geral, Hospital Virvi Ramos, RimViver, NefroClínica, Unimed Nordeste-RS, SSI e Mitra Diocesana, promoveu neste sábado (27), diversas atividades que integram a 16ª Semana de Doação de Órgãos e Tecidose que marcam o Dia Nacional de Doação de Órgãos, celebrado neste sábado.

Durante todo o dia, no Parque dos Macaquinhos, ocorreu o Chimarreando com a Viva, tradicional atividade promovida pela Rádio Viva 94.5 FM que contou com a participação do Hospital Pompéia, do Ipam e do Rim Viver. Na ocasião houve distribuição de água quente, erva mate e material informativo sobre doação de órgãos.

Na parte da tarde, na capela do Hospital Pompéia, o padre Cláudio Pezzoli comandou a missa em homenagem aos doares, familiares de doadores e transplantados.

Neste domingo, (28), duas atividades encerram a 16ª Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Às 11h, no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, ocorre uma missa em homenagem aos doares, familiares de doadores e transplantados. Para finalizar, das 14h às 17h30min, no Parque dos Macaquinhos, o Comitê participa do 8ª edição do Portal da Primavera, evento promovido pela Secretaria do Esporte e Lazer (SMEL).

O tema da campanha deste ano é “Caxias do SIM” e resgata Caxias do Sul como o Município com maior índice de “sim” para doação de órgãos e tecidos do Brasil quando a família é consultada. Há cerca de dez anos, a cidade tinha os maiores índices de doadores. Enquanto no país, cerca de 40% dos familiares aceitavam doar os órgãos, em Caxias esse número era de 70%. Por isso, a Semana tem como foco conscientizar sobre a importância da doação de órgãos e tecidos e orientar a comunidade sobre como podem tornarem-se doadores.


Foto: Gustavo Rech
Assessoria de Imprensa - SMS


Categories: ,

0 comentários:

Postar um comentário

Follow me on Twitter!