xmlns:og='http://ogp.me/ns#' GANESES SÃO ACOLHIDOS NO SEMINÁRIO NOSSA SENHORA APARECIDA EM CAXIAS DO SUL ~ Panorama News

sábado, 12 de julho de 2014


SÁBADO, 12 DE JULHO


Sem ter onde ficar, estrangeiros vindos do país africano, Gana, são acolhidos no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul. Desde a última semana, cerca de 300 ganeses chegaram à cidade a procura de melhores condições de vida. Hoje, por volta de 30 estão no Seminário.

O Ministério da Justiça afirmou que dará apoio financeiro ao município para acolher de forma emergencial os imigrantes. A informação foi confirmada pelo prefeito de Caxias do Sul. Segundo Alceu Barbosa Velho, o Ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, também se comprometeu em enviar uma comitiva do Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) para avaliar a situação dos ganeses que permanecerem no município. Caso o pedido de refúgio seja negado, os ganeses terão oito dias para retornarem ao país de origem, explica o prefeito.

A presidente da Comissão de Direitos Humanos, vereadora Denise Pessôa (PT), rebate a informação de que o visto de turista poderia prejudicar as solicitações de refúgio. "Até hoje alguns casos foram negados, mas o governo federal encaminhou visto de permanência analisando a situação de trabalho. O prefeito mostra que continua desinformado”, disse.

Além das condições de acolhimento aos imigrantes o fator saúde pública também preocupa o prefeito. Alceu destaca que os imigrantes entram no país sem vacinas para protegê-los, e vem de países com doenças já erradicadas há anos no Brasil como a pólio.

A prefeitura de Caxias do Sul aguarda pelos recursos emergenciais prometidos pelo Ministério da Justiça.



Categories:

0 comentários:

Postar um comentário

Follow me on Twitter!